Um blog com criatividade!

Veja como os investimentos em tecnologia estão revolucionando os hábitos alimentares e proporcionando mais qualidade de vida aos consumidores do mundo inteiro!

tecnologia-alimentar-interno

Responda rápido: os hábitos alimentares impulsionam a indústria de alimentos ou são as inovações tecnológicas do setor que influenciam os hábitos alimentares? De um jeito ou de outro, a verdade é que a forma como nos alimentamos está mudando no mundo inteiro.

Novas tendências, baseadas principalmente nos conceitos de saúde, sabor, praticidade, sustentabilidade e valor agregado, estão guiando pesquisas inovadoras.

Veja o que há de novidade e como os avanços tecnológicos estão colaborando para melhorar cada vez mais a nossa alimentação.

Hábitos alimentares mais saudáveis graças à tecnologia

Em todo o mundo, os consumidores estão cada vez mais exigentes. A busca por alimentos mais saudáveis, funcionais e práticos vem a reboque do consumo consciente. Como quantidade nunca foi sinônimo de qualidade, a tendência é ingerir menos, mas melhor.

Aumentar o tempo de vida dos alimentos e melhorar seu valor nutricional sempre foi um desafio para a indústria alimentícia. Hoje, no entanto, o consumo de alimentos prontos muito mais eficientes e duráveis já é uma realidade.

A nanoencapsulação e a microencapsulação já permitem introduzir todas as substâncias bioativas dos alimentos em apenas uma matriz. Com isso, reações causadas pelo contato com outros compostos são evitadas, o processo de envelhecimento do produto é retardado e a liberação dos nutrientes pode ser controlada.

Acompanhando tais práticas, as chamadas embalagens ativas interagem química e biologicamente com o produto, o que faz ganharem propriedades biocidas, antioxidantes e/ou absorventes de gases. Na prática, tais embalagens significam a melhoria da vida útil do alimento, levando muito mais segurança ao seu consumo.

Prevenção de doenças por meio da alimentação
Manter hábitos alimentares com foco na saúde é outra grande tendência que tem guiado os passos das pesquisas. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o consumo de probióticos, por exemplo, aumenta cerca de 20% ao ano no Brasil.

Assim, a construção nutricional procura seguir, mas também realinhar, os hábitos alimentares em relação à prevenção e tratamento de doenças.

Para isso, a indústria tem trabalhado na substituição cada vez mais eficiente da gordura trans e do sódio de forma que o sabor, textura e cheiro originais sejam mantidos; na incorporação dos alimentos funcionais, que reduzem os riscos de doenças; e no desenvolvimento de nutracêuticos, por exemplo.

Nessa mesma linha, montadoras de alimentos têm isolado substâncias nutracêuticas — ácidos graxos poli-insaturados, peptídeos, fibras dietética e proteínas —, as quais previnem e tratam doenças, para que sejam comercializadas separadamente.

E-book - Como nasceu a Indústria de Alimentos

Mais praticidade para o consumidor
De olho na sustentabilidade, no Vale do Silício (CA, EUA) os alimentos em pó roubam a cena. Com foco em facilitar o dia a dia sem abrir mão da alimentação saudável, várias empresas pretendem cortar custos e o tempo gasto na cozinha, além de prevenir o desgaste do meio ambiente.

Os avanços na área dos alimentos em pó são surpreendentes. Hoje já é possível fazer refeições inteiras, do almoço a lanches nutricionais, apenas adicionando pó à água.
Os investimentos milionários no setor refletem ideias inovadoras e a vasta receptividade do mercado. A transformação de plantas em carne, por exemplo, já foi encampada por alguns dos restaurantes mais caros do mundo.

Hambúrgueres e almôndegas vegetais, que mantêm a textura, o odor e o sabor da carne sem sacrificar qualquer animal, já estão transformando os hábitos alimentares. Agora, o desafio é reduzir o valor para que mais pessoas tenham acesso à cultura saudável da carne cultivada.

Contudo, se a carne vegetal ainda tem o preço salgado, o mesmo não acontece com os alimentos em pó. De valor bem mais acessível, aqui mesmo no Brasil eles já estão sendo agregados ao dia a dia de quem procura mais praticidade e qualidade de vida.

E você, já conhece os alimentos em pó? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua dúvida ou sugestão aqui nos comentários!