Um blog com criatividade!

Está montando sua empresa ou precisando ampliar sua carteira de fornecedores? Veja como encontrar as melhores empresas e ter produtos de qualidade para suas receitas!

two man doing shake hands

Quem trabalha no ramo de alimentos sabe: por melhor que seja a receita, o prato desanda se a qualidade do produto não for boa. Por isso, ter uma carteira de bons fornecedores é essencial para o sucesso do seu empreendimento. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil.

Afinal, com a grande quantidade de empresas que oferecem produtos semelhantes, como escolher as melhores?

Veja agora como formar uma boa carteira de fornecedores e melhorar ainda mais o seu produto final.

Pesquise fornecedores na internet

Uma das formas de encontrar fornecedores é pela internet. Com certeza aparecerão vários nomes, mas é preciso ter cuidado. São muitas as dores de cabeça que podem ser causadas por fornecedores ruins, como atrasos nas entregas, produtos com curto prazo de validade, embalagens estragadas e mau armazenamento — além de alguns golpes de quem age com má fé. Por isso, fique atento à qualidade da prestação do serviço e busque saber um pouco mais a respeito das empresas.

Verifique se há reclamações dos consumidores no Reclame Aqui, pesquise cada CNPJ e procure conhecer quais são os clientes dessas empresas. O lado bom é a praticidade: com um fornecedor de confiança, basta fazer seu pedido online.

Fique ligado na concorrência

Tenha sempre em mente que ficar antenado com o que a concorrência está fazendo é muito importante. Não é apenas uma questão de manter um cardápio diferenciado ou de alinhar preços, mas de entender o que está acontecendo à sua volta.

Estrategicamente, há várias razões para isso, como evitar alguns erros que podem estar sendo cometidos. Por exemplo, se o seu concorrente ganha pelo preço, mas não pela qualidade da comida, você não vai querer o mesmo fornecedor que ele, vai? Então, é bom saber quem é o fornecedor para evitar contratá-lo por engano.

Frequente feiras e eventos do seu nicho

Organize sua agenda para participar de feiras e eventos gastronômicos. Ocasiões assim reúnem uma boa gama de fornecedores variados e muitas vezes oferecem a vantagem de você poder provar in loco os produtos.

Ainda, é preciso um certo investimento para participar desses eventos, o que indica um bom grau de profissionalismo. Aproveite para fazer contatos, descobrir novos produtos e aumentar seu networking.

Procure em catálogos físicos e digitais

Muito se engana quem pensa que catálogo é coisa do passado. Físico ou digital, ele é uma ótima forma de encontrar fornecedores de alimentos.

E-book - Como nasceu a Indústria de Alimentos

Várias empresas disponibilizam seus catálogos como forma de buscar parcerias e ampliar seu atendimento. Preste atenção apenas na data de publicação para ter certeza de que o catálogo está atualizado.

Vá direto ao fabricante

Principalmente para quem atua em um nicho específico — como massas ou comida japonesa —, ir direto ao fabricante pode ser uma ótima opção. Afinal, ninguém melhor do que ele para indicar os melhores vendedores do seu produto.

Por outro lado, alguns fabricantes de médio porte fazem venda direta no atacado, o que pode ser bastante interessante. Mas fique atento se houver um desconto muito grande ou se o fabricante também vender no varejo. Desconfie e pesquise mais a fundo para não se arrepender mais adiante.

Dê prioridade ao produto, não ao preço

Pense bem: o que é mais importante para você, o preço ou a qualidade do produto? É claro que é possível encontrar bons fornecedores que operam com preços baixos, mas desconfie sempre que a oferta for boa demais.

Para oferecer um cardápio diferenciado, você precisa de produtos de qualidade, por isso deixe a empolgação com o preço de lado. Avalie a mercadoria e mantenha o foco na satisfação do cliente.

Acessibilidade do fornecedor

Um bom fornecedor deve ser acessível. Ele deve estar sempre pronto para fazer um atendimento, com vários canais abertos para qualquer eventualidade.

Ele está disposto a atender em períodos especiais ou apenas no horário comercial? Pode fazer entregas nos finais de semana? Está apto a resolver uma emergência, como a falta de um produto no estoque?

Não é o ideal, mas imprevistos acontecem, e você deve poder contar com o fornecedor para ajudá-lo a resolver um problema.

Com essas dicas, você vai conseguir montar uma boa carteira de fornecedores e melhorar ainda mais o atendimento ao seu cliente.

Quer melhorar ainda mais as suas receitas? Venha conhecer os produtos diferenciados da Crialimentos e descubra como valorizar ainda mais o seu cardápio!