Saiba como fidelizar clientes no ramo alimentício
Seus compradores antigos estão sumindo? Compram uma ou duas vezes e não voltam mais? Veja agora 8 dicas para fidelizar clientes no ramo alimentício e reverta esse quadro!
Seja sincero: o que você faz cada vez que um cliente não volta a comprar com você? O que você acha mais importante: conquistar novos clientes ou fidelizar os clientes antigos? Essa costuma ser uma questão polêmica, pelo menos para alguns representantes.
A verdade é que perder um comprador sempre deixa um gosto amargo na boca. Mas relaxa: você pode reverter esse quadro. Veja como fidelizar clientes no ramo alimentício em alguns passos simples.
Afinal, por que fidelizar clientes no ramo alimentício?
Você já parou para pensar por que é tão importante fidelizar clientes no ramo alimentício? Para começar, um cliente novo pode custar até cinco vezes mais do que um antigo. Isso acontece porque, além de todo o seu esforço pessoal, há ainda o gasto com campanhas e materiais publicitários, sejam eles online ou não.
Ainda, clientes satisfeitos são verdadeiros multiplicadores, embaixadores da sua marca. E cliente satisfeito é sinônimo de cliente fidelizado. Por isso, acredite ou não, as estatísticas comprovam: esse movimento espontâneo pode ser responsável por até 65% das suas vendas.
Mas ainda tem um outro fator. Hoje, é muito difícil encontrar um produto que não tenha uma concorrência bastante semelhante. Por isso, a melhor forma de fazer a diferença é através do atendimento ao cliente e do relacionamento com ele.
Então, veja agora algumas dicas para fidelizar clientes no ramo alimentício e aumentar suas vendas!
1. Tenha tudo muito bem planejado
Planejamento é o principal ingrediente de qualquer receita para um empreendedorismo de sucesso. Por isso, é essencial ser bem organizado e ter um bom banco de dados que possa ser consultado facilmente. Estabeleça metas e foque em criar um relacionamento de respeito, confiança e satisfação com os clientes.
2. Conheça muito bem quem são seus clientes
Para alcançar esse relacionamento, é preciso saber quem são seus clientes. O que fazem? Quais são as suas preferências? Qual a época em que mais compram?, Do que não gostam? O que buscam? Onde estão? Quais são suas dores? Eles possuem alguma necessidade especial?
Seu banco de dados deve ter o máximo possível de dados a respeito de cada cliente. Assim, você não sai atirando para todo lado, mas direciona seus esforços da forma certa, criando estratégias focadas.Até porque você já sabe: não dá para agradar a todo mundo o tempo inteiro. Mantenha o foco em quem realmente encontrará no seu produto uma solução.
3. Experimente seus produtos
Você realmente conhece o que vende? Já experimentou? Leu a respeito? Sabe quais são os ingredientes usados e qual é o processo utilizado para a produção de cada produto? Teste, use, experimente. Só assim você terá experiência e argumentos reais — e convincentes — para conversar com o cliente durante a compra.
4. Faça do atendimento um diferencial
Claro que a qualidade do seu produto é essencial, mas o diferencial deve estar no seu atendimento. Pare e pense: como seu cliente gostaria de ser atendido? Quais informações são relevantes para ele?
Mas preste atenção: não é o que você acha que deve ser, você precisa ter sensibilidade para entender o que o cliente quer. Para isso, ouça mais e fale menos. Coloque-se no lugar dele e defina sua abordagem de acordo com o que ele está dizendo.
5. Mantenha uma avaliação real e constante de si mesmo
Fidelizar clientes no ramo alimentício requer paciência e sensibilidade — e principalmente uma visão muito real de si mesmo. Por isso, manter uma avaliação regular e honesta é fundamental.
Uma boa forma de fazer isso é através dos próprios clientes. Pergunte e ouça. Faça pesquisas e enquetes via e-mail, marketing ou redes sociais. O que, na visão deles, pode ser melhorado? As expectativas têm sido alcançadas?
6. O cliente é sempre o mais importante
Lembre-se sempre: sem cliente não há venda. O cliente é o motivo de tudo — e quanto melhor for sua experiência de compra, mais facilmente ele repetirá todo o processo.
Manter um relacionamento de qualidade para fidelizar clientes no ramo alimentício é saber usar todas as ferramentas disponíveis para melhorar cada vez mais o atendimento.
7. Cliente fidelizado é cliente VIP
Um bom cliente deve ser tratado como tal. Procure disponibilizar promoções, ofertas especiais, brindes e tratamento diferenciado. Pense bem: clientes fidelizados respondem por 65% das vendas — e isso não é pouca coisa.
Faça com que o cliente se sinta especial. Quanto mais satisfeito ele estiver, mais ele voltará para comprar e mais ele indicará você para a família e os amigos.
8. Monitore sempre o grau de satisfação dos clientes
Para fidelizar clientes no ramo alimentício, não pode haver “achismos”. Hoje, graças à internet, tudo pode ser medido e monitorado.
Então, por mais que você tenha certeza de estar no caminho certo, continue medindo e monitorando. Pense em melhorar cada vez mais e oferecer experiências únicas. Fazer a mesma coisa que os outros não cria diferenciais.
Agora você está pronto para atender melhor e fidelizar clientes no ramo alimentício. Mantenha o foco, continue se avaliando com regularidade e monitorando resultados para traçar estratégias cada vez mais assertivas e vender mais!