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Seus compradores antigos estão sumindo? Compram uma ou duas vezes e não voltam mais? Veja agora 8 dicas para fidelizar clientes no ramo alimentício e reverta esse quadro!

Seja sincero: o que você faz cada vez que um cliente não volta a comprar com você? O que você acha mais importante: conquistar novos clientes ou fidelizar os clientes antigos? Essa costuma ser uma questão polêmica, pelo menos para alguns representantes.

A verdade é que perder um comprador sempre deixa um gosto amargo na boca. Mas relaxa: você pode reverter esse quadro. Veja como fidelizar clientes no ramo alimentício em alguns passos simples.

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Afinal, por que fidelizar clientes no ramo alimentício?

Você já parou para pensar por que é tão importante fidelizar clientes no ramo alimentício? Para começar, um cliente novo pode custar até cinco vezes mais do que um antigo. Isso acontece porque, além de todo o seu esforço pessoal, há ainda o gasto com campanhas e materiais publicitários, sejam eles online ou não.

Ainda, clientes satisfeitos são verdadeiros multiplicadores, embaixadores da sua marca. E cliente satisfeito é sinônimo de cliente fidelizado. Por isso, acredite ou não, as estatísticas comprovam: esse movimento espontâneo pode ser responsável por até 65% das suas vendas.

Mas ainda tem um outro fator. Hoje, é muito difícil encontrar um produto que não tenha uma concorrência bastante semelhante. Por isso, a melhor forma de fazer a diferença é através do atendimento ao cliente e do relacionamento com ele.
Então, veja agora algumas dicas para fidelizar clientes no ramo alimentício e aumentar suas vendas!

1. Tenha tudo muito bem planejado
Planejamento é o principal ingrediente de qualquer receita para um empreendedorismo de sucesso. Por isso, é essencial ser bem organizado e ter um bom banco de dados que possa ser consultado facilmente. Estabeleça metas e foque em criar um relacionamento de respeito, confiança e satisfação com os clientes.

2. Conheça muito bem quem são seus clientes
Para alcançar esse relacionamento, é preciso saber quem são seus clientes. O que fazem? Quais são as suas preferências? Qual a época em que mais compram?, Do que não gostam? O que buscam? Onde estão? Quais são suas dores? Eles possuem alguma necessidade especial?

Seu banco de dados deve ter o máximo possível de dados a respeito de cada cliente. Assim, você não sai atirando para todo lado, mas direciona seus esforços da forma certa, criando estratégias focadas.Até porque você já sabe: não dá para agradar a todo mundo o tempo inteiro. Mantenha o foco em quem realmente encontrará no seu produto uma solução.

3. Experimente seus produtos
Você realmente conhece o que vende? Já experimentou? Leu a respeito? Sabe quais são os ingredientes usados e qual é o processo utilizado para a produção de cada produto? Teste, use, experimente. Só assim você terá experiência e argumentos reais — e convincentes — para conversar com o cliente durante a compra.

4. Faça do atendimento um diferencial
Claro que a qualidade do seu produto é essencial, mas o diferencial deve estar no seu atendimento. Pare e pense: como seu cliente gostaria de ser atendido? Quais informações são relevantes para ele?
Mas preste atenção: não é o que você acha que deve ser, você precisa ter sensibilidade para entender o que o cliente quer. Para isso, ouça mais e fale menos. Coloque-se no lugar dele e defina sua abordagem de acordo com o que ele está dizendo.

5. Mantenha uma avaliação real e constante de si mesmo
Fidelizar clientes no ramo alimentício requer paciência e sensibilidade — e principalmente uma visão muito real de si mesmo. Por isso, manter uma avaliação regular e honesta é fundamental.

Uma boa forma de fazer isso é através dos próprios clientes. Pergunte e ouça. Faça pesquisas e enquetes via e-mail, marketing ou redes sociais. O que, na visão deles, pode ser melhorado? As expectativas têm sido alcançadas?

6. O cliente é sempre o mais importante
Lembre-se sempre: sem cliente não há venda. O cliente é o motivo de tudo — e quanto melhor for sua experiência de compra, mais facilmente ele repetirá todo o processo.
Manter um relacionamento de qualidade para fidelizar clientes no ramo alimentício é saber usar todas as ferramentas disponíveis para melhorar cada vez mais o atendimento.

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7. Cliente fidelizado é cliente VIP
Um bom cliente deve ser tratado como tal. Procure disponibilizar promoções, ofertas especiais, brindes e tratamento diferenciado. Pense bem: clientes fidelizados respondem por 65% das vendas — e isso não é pouca coisa.

Faça com que o cliente se sinta especial. Quanto mais satisfeito ele estiver, mais ele voltará para comprar e mais ele indicará você para a família e os amigos.

8. Monitore sempre o grau de satisfação dos clientes
Para fidelizar clientes no ramo alimentício, não pode haver “achismos”. Hoje, graças à internet, tudo pode ser medido e monitorado.

Então, por mais que você tenha certeza de estar no caminho certo, continue medindo e monitorando. Pense em melhorar cada vez mais e oferecer experiências únicas. Fazer a mesma coisa que os outros não cria diferenciais.

Agora você está pronto para atender melhor e fidelizar clientes no ramo alimentício. Mantenha o foco, continue se avaliando com regularidade e monitorando resultados para traçar estratégias cada vez mais assertivas e vender mais!