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Veja como evitar o desperdício de alimentos, reduzir significativamente seus custos e ainda agregar valor ao seu negócio!

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Desperdício de alimentos tem custo. Custo ambiental, custo econômico, custo moral. Atualmente, um número cada vez maior de pessoas tem aderido ao consumo consciente, em todas as suas formas. Entretanto, os números do desperdício ainda são assustadores.

Hoje sabe-se, por exemplo, que quase metade da comida produzida é jogada fora em todo o mundo. Esse desperdício de alimentos acontece em todas as esferas e está relacionado à produção em massa adotada para acompanhar o aumento da população mundial —mas também à cultura do exagero e à falta de informação.

A consciência de que os recursos do planeta são limitados, no entanto, pode reverter essa situação. Mas é necessário que cada um faça a sua parte. Evitar o desperdício de alimentos é cuidar do meio ambiente, mas também do próprio bolso.
Sendo assim, conheça várias formas de vencer esse desafio e colaborar para a sustentabilidade em todos os níveis.

Como colaborar para evitar o desperdício de alimentos?

Evitar o desperdício de alimentos deve ser um compromisso de todos. Hoje, enquanto há 2 bilhões de pessoas obesas no mundo, outros 800 milhões passam fome — e isso com metade da produção de comida sendo jogada fora.

Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento final da Rio+20, é justamente reduzir pela metade o desperdício de alimentos em todas as fases da cadeia produtiva até 2030. Veja como colaborar com essa ideia e ainda reduzir seus custos.

#Na hora da compra, faça uma lista
Quem compra de memória acaba comprando mais — inclusive itens que você pode nunca utilizar. Reduza o desperdício de alimentos e os gastos desnecessários fazendo uma lista de compras.

Dê uma olhada no estoque, confira a data de validade dos itens e faça uma lista inteligente. Evite comprar mais do que já tem vida longa à frente se a saída é pequena. Da mesma forma, utilize aquilo que tem o prazo de vencimento mais próximo.

Mantenha o inventário do seu estoque atualizado, tenha um bom controle das datas de validade e reponha apenas na hora certa.

#Ajude seus pacientes ou clientes a fazerem compras
Hoje, muitos nutricionistas estão se destacando no mercado ao ajudarem seus pacientes a fazerem a compra do mercado. Através de aplicativos e chats, é possível orientar sobre os produtos que devem ser comprados.

Pesquise marcas, forma de produção, matéria-prima utilizada e o tamanho das embalagens e indique os melhores produtos para os seus pacientes.

Tenha o cuidado de calcular a quantidade ideal para cada prato do plano alimentar e incentive a compra certa. Assim, você evita o desperdício de alimentos, cria diferenciais de atendimento e colabora para um maior engajamento na dieta.

#Aprenda com o seu lixo
O lixo pode dizer muito a respeito de uma pessoa — assim como de um restaurante. Analise o que vai fora e tente reduzir a quantidade de sobras. Será que as porções estão muito grandes?

Determinado item vai com mais frequência para o lixo? Não está na hora de mudar o cardápio? Lembre-se: sobras no lixo são desperdício de alimentos e de dinheiro.

#Monte um cardápio colaborativo
É praticamente impossível agradar a todos, claro. Mas se você montar um cardápio colaborativo com os funcionários da empresa, as chances de acertar cada vez mais aumentam.

E, se o cardápio agrada, as sobras diminuem. Faça uma enquete com sugestões mensais e procure montar um cardápio saudável e nutritivo.

#Identifique os pontos de desperdício de alimentos
Para quem lida com o setor de alimentos, o desperdício parece inevitável, mas não é. Comece a prestar atenção de onde ele vem. Da hora do preparo? Do que fica no prato do cliente? Das sobras do fogão? Do corte de carnes e legumes?
O couvert está grande demais? Reduza o tamanho e ofereça mais opções. Sobrou mesmo assim? Nada de lixo, alimente quem tem fome.

#Promova o engajamento da equipe
Todos da equipe devem estar engajados em evitar o desperdício de alimentos. Do assistente ao lavador de pratos, estabeleça metas e atrele uma premiação aos mais dedicados.

Não é você quem faz as compras? Engaje seu comprador nesse desafio. O importante é que todo mundo passe a fiscalizar a quantidade de comida desperdiçada.

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Há muitas formas de evitar o desperdício de alimentos dentro da sua atuação no setor alimentício. Além de humanizar a distribuição de comida, você também estará cortando custos desnecessários, criando diferenciais de atendimento e agregando valor ao seu negócio junto ao público.

Quer saber mais sobre o desperdício de alimentos e as formas de evitá-lo? Tem alguma sugestão? Deixe sua opinião aqui nos comentários e continue acompanhando nossos posts!