Regras básicas para conquistar clientes e vender mais
Quer vender mais, mas não sabe como? Está difícil aumentar sua carteira de clientes? Veja como potencializar seus resultados junto ao seu fornecedor de alimentos!
Vender mais. Você sabe que, basicamente, esse é o objetivo de todo representante comercial, claro. O diferencial, entretanto, só é alcançado por quem compreende muito bem seu mercado de trabalho. Afinal, aumentar a cartela de clientes nem sempre é fácil.
Para bater metas e vender mais, é preciso que seu bom relacionamento com o fornecedor de alimentos seja refletido para seu público-alvo. Mas o que fazer para ser esse profissional que toda empresa quer?
Veja agora algumas dicas de como conquistar cada vez mais novos consumidores e fidelizar os antigos!
Vender mais não é sorte: é uma arte
Não existe um representante de vendas com sorte, muito menos no ramo alimentício. A primeira regra para vender mais é básica: conhecer muito bem o produto do seu fornecedor de alimentos. O cliente preza por uma alimentação saudável e está cada vez mais exigente.
Então, pense: o que o cliente quer? Como posso resolver o seu problema? Tenho capacidade real de responder a todas as suas perguntas? Realmente sei tudo o que é preciso sobre o que eu estou vendendo?
Não tenha dúvida: se o seu cliente em potencial sequer desconfiar que você não conhece bem o que vende, com certeza ele não vai comprar. A venda é uma relação de confiança, é um ato de apresentar uma solução, um ato de ajuda mútua. E essa relação não pode acabar quando o cliente compra: ela deve ir além, muito além, para que se multiplique.
Coloque-se no lugar do seu cliente
Você já parou para pensar que é uma pessoa de confiança para o seu cliente? Você é o responsável por passar a imagem do produto, por consolidar a marca no mercado — e por vender, claro.
Então, não pense apenas em bater metas. Uma verdadeira máquina de vendas pensa estrategicamente. Por que aquele produto é importante para o mercado naquele momento? O que levou a empresa a ter aquela ideia? Qual é o público-alvo?
Envolva-se, tome iniciativas. Compreenda mais o negócio para saber como chegar à solução de que o seu cliente precisa. Lembre-se: há vários produtos no mercado, mas é o seu que precisa entregar a solução.
Prepare-se para vender para as pessoas certas
Quem é o seu público-alvo? Se você sair atirando para todos os lados, vai acertar muito pouco. Para vender mais, é preciso saber para quem. Então, faça uma busca nas redes sociais da empresa, veja qual o perfil dos seguidores.
Do que eles gostam? Quais são seus estilos de vida? São revendedores? Para quem? Quais seus gostos pessoais? Como são suas famílias? O que eles fazem no final de semana? Trabalham fora? Como se alimentam? Eles postam muitas fotos de restaurantes ou gostam mais de ficar em casa? Que tipo de comida preferem? Gostam de malhar e cuidar do corpo? Preocupam-se com uma alimentação saudável? Têm crianças em idade escolar? Precisam fazer merenda todos os dias?
Descubra qual é o problema para oferecer a solução
Agora que você já sabe qual é o seu público-alvo, já conhece seu perfil, é hora de conhecer também seus problemas. Já vai longe o tempo em que o bom vendedor era aquele que falava tanto que ganhava pelo cansaço.Hoje, para vender mais, é preciso perguntar — e ouvir. É assim que você vai conhecer as dores do seu cliente e pensar para argumentar da forma certa.
Para entender o que incomoda o cliente em potencial, pergunte “por quê?” cinco vezes seguidas e preste atenção, de verdade, em cada resposta. Mostre que você se interessa, que realmente quer ajudá-lo. Ao final da quinta vez, você terá a resposta que o deixará apto a oferecer a solução, o seu produto, da forma certa.
Mas nada de empurrar a venda, ela tem que acontecer de forma praticamente espontânea. O cliente precisa perceber que você quer ajudá-lo com o seu problema para assim estabelecer uma relação de confiança.
Vender mais e melhor
Aqui você já parece estar no fim da sua jornada para vender mais, mas ela ainda não acabou Aliás, não basta vender mais, é preciso vender melhor. Por isso, na verdade, ela não acaba nunca.
Isso porque o bom representante de vendas não pensa apenas em aumentar a carteira de clientes, mas também em fidelizá-los. Um cliente fidelizado está sempre comprando, indica o produto aos amigos, torna-se um multiplicador de vendas de forma espontânea.
Por isso, cuidar do pós-venda é também fundamental para vender mais. Torne a entrar em contato por WhatsApp ou por e-mail oferecendo novos produtos, divulgando promoções, dando dicas de alimentação saudável, incentivando o compartilhamento de informações — assim chegando a muitos outros clientes em potencial.
Mantenha um relacionamento, mas não seja chato. Com essas dicas será muito mais fácil aumentar sua cartela de clientes e vender mais para seu fornecedor de alimentos.
E você, tem mais alguma sugestão? Qual a sua técnica para vender mais? Conte para a gente a sua experiência!