O crescimento do mercado de Food Service
Você sabia que a crise passou muito longe do mercado de Food Service? Descubra por que o setor se mantém tão forte e monte a sua própria estratégia de vendas arrasadora!
Trabalhar como representante do setor alimentício é entrar em um mundo de muitas vertentes. Para quem está no mercado de Food Service, o cenário é especialmente favorável. Para se ter uma ideia, ele não só está em franco crescimento, como passou longe da crise que deixou a maioria dos brasileiros com pouco poder de compra.
Por isso, quanto mais informação um representante tiver sobre o mercado de Food Service, melhor. Assim, ele terá mais e melhores argumentos para aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Veja por que o setor é tão lucrativo e inspire-se para montar sua estratégia de vendas!
Antes de mais nada: o que é o mercado de Food Service?
Muito provavelmente um representante da cadeia de alimentos já ouviu falar em mercado de Food Service — mas será que entende bem o seu conceito? Bem, hoje é difícil encontrar quem nunca comeu fora de casa ou comprou na rua alimentos prontos para comer em casa, certo?
Na verdade, uma imensa parcela da população faz isso diariamente, e em todas as regiões do país. É justamente esse o mercado de Food Service.
Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, os dados do IBGE mostram que, em 2016, ele representou 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso significa uma movimentação de nada menos que R$ 184 bilhões só naquele ano. O tíquete médio ficou em R$ 13,40 — 8% maior do que no ano anterior.
Crescimento de 85% em apenas 6 anos
Agora imagine um negócio crescer 85% em apenas 6 anos de atividade. Foi exatamente isso que aconteceu com o mercado de Food Service entre 2010 e 2016, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia).
Todo esse crescimento não é à toa: segundo o IBGE, 56% dos brasileiros comem fora de casa, sendo que a principal faixa etária de consumo se encontra entre os 15 e os 49 anos, ou seja, em plena idade produtiva. Dessa forma, conclui-se que o mercado de Food Service consome 25% da renda dos brasileiros.
Como montar sua estratégia de vendas?
Não há dúvida de que o mercado de Food Service é um dos mais vantajosos para se trabalhar. Mesmo durante a crise, ele não só se manteve estável, mas também em franco crescimento.
Agora, a questão é compreender quais são os fatores que o fazem aumentar tanto para você poder montar sua estratégia de vendas. Afinal, é conhecendo seu público-alvo que você pode melhor adaptar suas ações, tornando-as mais assertivas.
Então, o que será que faz o mercado de Food Service crescer tanto? Basicamente, de acordo com o próprio IBGE, 5 fatores são fundamentais:
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A sociedade está mudando: está aumentando a quantidade de casais sem filhos. Com isso, as despesas consideradas essenciais no orçamento familiar diminuem — como os gastos com comida para fazer em casa.
Dessa forma, o lazer passa a ganhar prioridade no orçamento, assim como novas experiências gastronômicas que reflitam praticidade, sabor e qualidade. -
Nos últimos anos, a renda familiar aumentou. Com isso, os consumidores ficaram mais exigentes, buscando alternativas para a alimentação comum.
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Há uma preocupação crescente com qualidade de vida e alimentação saudável. A busca por produtos orgânicos, artesanais e cardápios especiais para necessidades específicas aumentou. Há uma maior preocupação com nutrientes, mesmo nas refeições rápidas.
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A participação feminina no mercado de trabalho aumenta cada vez mais. Dessa forma, há pouco tempo para preparar refeições e realizar outras atividades domésticas, o que impulsiona as refeições familiares compradas prontas ou fora de casa.
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Os grandes centros urbanos recebem cada vez mais gente. Esse crescimento também propicia a propagação de serviços e produtos específicos para esse público-alvo.
Por outro lado, com as grandes cidades cada vez mais cheias, a expansão para os núcleos de médio porte cresce, fazendo com que eles também comecem a ter uma participação significativa no mercado de Food Service.
Dicas que podem fazer a diferença
Uma tendência global que ganha cada vez mais força é o delivery de refeições prontas. De acordo com os dados da consultoria Euromonitor, o setor aumentou 20% nos últimos 12 meses. Para um representante, algumas dicas são fundamentais para aumentar as vendas no mercado de Food Service:
- buscar ações de fidelização, como descontos, parcerias, maior integração com o comprador, ofertas especiais de lançamento etc.;
- conhecer bem todas as propriedades e a forma de produção do que se está vendendo;
- sempre possuir informações atualizadas sobre a empresa que representa;
- oferecer produtos com embalagens eficientes e rótulos claros e explicativos;
- oferecer produtos de qualidade comprovada;
- não atrasar as entregas.
Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de Food Service, fica muito mais fácil montar estratégias de vendas mais assertivas e conquistar seu público. Boas vendas e até o próximo post!