Fornecedores de alimentos - 4 dicas para um bom relacionamento

Agregar para crescer, mas sempre com o foco na qualidade. Veja como manter um bom relacionamento com os fornecedores de alimentos e entenda por que isso é tão importante no mercado.

Você já deve ter ouvido que aumentar a carteira de fornecedores de alimentos é a chave de qualquer comprador para incrementar sua disponibilidade de matéria-prima e insumos. No fundo, entretanto, não é tão fácil fazer isso.

Afinal, como em quase tudo na vida, não basta ter quantidade sem qualidade. E é justamente a qualidade do seu relacionamento com os fornecedores de alimentos que influenciará diretamente sua imagem no mercado.

Por isso, em vez de desanimar em relação a determinadas dificuldades, que tal começar a tomar algumas atitudes mais assertivas para virar esse jogo? Veja 4 dicas e repare que, na verdade, manter um bom relacionamento com os fornecedores de alimentos só depende de você.


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1 - Conheça muito bem seu ramo

É preciso cuidado ao pensar em aumentar a carteira de fornecedores quando se trata do setor de alimentação. Nesse caso, não basta preço e prazo, é preciso qualidade.

Por isso, é essencial conhecer bem o seu ramo e os produtos que serão negociados para escolher apenas fornecedores de alimentos realmente confiáveis.

Para isso, faça uma seleção de suas necessidades e use-as como referência para escolher seus fornecedores. Manter a transparência, nessas horas, é sempre uma boa opção.

Deixe claro que espera que a qualidade seja um diferencial competitivo e deixe os fornecedores de alimentos irem além da barreira de preço.
Mostre que conhece bem o mercado e que está disposto(a) a pagar um pouco mais se a qualidade e os prazos realmente agregarem valor ao produto.

2 - Faça um alinhamento de processos

Não há negócio que ande sem um bom planejamento – e na vida de um negociador não é diferente. Mas que tal incluir os fornecedores de alimentos nesse caminho?

Comece fazendo um planejamento a longo prazo com o fornecedor sobre os produtos mais frequentes. Assim, é possível programar compras futuras e driblar possíveis variações cambiais.

Também procure alinhar processos. Exponha suas necessidades e conheça as deles. Construir juntos uma agenda de suprimentos pode melhorar a parceria e ainda gerar uma programação estratégica em relação aos estoques.

Que tal criar promoções e informativos para seus clientes em parceria com seu fornecedor de alimentos? Uma estratégia conjunta de vendas pode gerar ótimos negócios

3 - Seja um bom cliente do fornecedor de alimentos

Como comprador(a), você já parou para pensar se você é um bom cliente? Sim, porque da mesma forma que você tem os seus clientes, os fabricantes e fornecedores de alimentos também têm os deles – e um deles é você. Portanto, há geração de expectativa de ambos os lados.

Evite pedidos de urgência ou fora do seu escopo de fornecimento, converse sobre possíveis reclamações dos seus clientes, busque soluções em conjunto, ouça sugestões. Melhore a comunicação entre vocês e procure dar sempre um feedback sobre as vendas.

4 - Procure manter um ambiente saudável

Analise bem todas as propostas, ouvindo com atenção e fazendo colocações realmente pertinentes. Evite ser intransigente ou mau humorado(a), por mais que tenha tido insônia na noite anterior. Se houver algum problema, busque sempre um diálogo calmo.

Lembre-se que a cadeia de fornecedores de alimentos deve ser pautada por uma confiança mútua. Se na hora da escolha do seu mix um fornecedor não for escolhido naquele momento, não feche completamente as portas. Ele pode mudar condições mais adiante e se tornar uma ótima parceria no futuro.

Garantir um relacionamento positivo com toda a cadeia de suprimentos é criar uma imagem positiva no mercado, que se reflete em seus próprios clientes. Assim, cada vez mais você consegue parcerias melhores e um crescimento mútuo que só trará benefícios.

E não esqueça: os seus objetivos e os objetivos dos fornecedores de alimentos devem ser convergentes, não antagônicos. Tenha sempre uma postura proativa, buscando soluções em vez de apontar culpados. Assim você estará apto(a) a melhorar cada vez mais suas vendas e alçar voos cada vez maiores no mercado.

E você, tem mais alguma dica sobre como melhorar o relacionamento com fornecedores de alimentos? Qual a sua experiência nesse sentido? Compartilhe suas ideias conosco!