Um blog com criatividade!

Informação é fundamental. Veja o que é mito e o que é verdade sobre a Proteína Texturizada de Soja e saiba como obter o máximo de benefícios na sua alimentação!

proteina-da-soja-1

Há mais de 5 mil anos, os chineses já a cultivavam. Hoje, a soja é um dos produtos mais conhecidos no mundo. Parente do feijão, da lentilha e da ervilha, ela é rica em proteínas — e, portanto, ideal para a alimentação humana e animal. No entanto, a Proteína Texturizada de Soja (PTS) ainda causa controvérsias, em grande parte devido à falta de costume.
Apesar do Brasil ser o segundo maior produtor de soja no mundo (perdendo apenas para os Estados Unidos), apenas 3,5% da população inclui a PTS no cardápio de forma regular.

Muita gente não sabe, por exemplo, que a soja é a única leguminosa do seu grupo com proteína de alto valor biológico, como a proteína animal.
Além disso, após a sua digestão ou fermentação, são liberados peptídeos bioativos que diminuem os riscos de diversas doenças. Mas é lógico que não existe alimento milagroso. O importante é ter uma alimentação balanceada, com suplementos certos que colaborem para a qualidade de vida.
Como a informação é a melhor forma de fazer escolhas conscientes, veja o que é mito e o que é verdade sobre a PTS.

1. A PTS ajuda a prevenir doenças como câncer e diabetes

Verdade. As isoflavonas (ou fitoestrógenos) encontradas na soja atuam contra diversas doenças degenerativas. Algumas delas são a diabetes e os cânceres de próstata, mama e de colo do útero.
Além disso, os peptídeos bioativos liberados após a digestão ou fermentação da soja atuam reduzindo o risco de doenças crônicas. Como melhoram a sensibilidade à insulina, ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2.

2. Soja em excesso causa desequilíbrio hormonal

Verdade. Não só a soja, mas qualquer alimento em excesso é prejudicial ao organismo. O que muda é que cada um tem um determinado raio de ação. No caso da soja, o excesso pode mimetizar a ação de alguns hormônios.
Como cada organismo pode responder de forma diferente a diferentes substâncias, o ideal é perguntar ao seu nutricionista qual a quantidade diária ideal de soja.

3. Soja ajuda a minimizar os sintomas da menopausa

Verdade. O consumo de soja pode diminuir os sintomas da menopausa, tanto em intensidade quanto em frequência. As isoflavonas atuam nos receptores estrogênicos naturais, minimizando algumas de suas ações. Os fitoestrógenos agem nos centros termorreguladores do hipotálamo, sendo esta a possível explicação para a diminuição dos sintomas vasomotores.

4. A soja causa efeitos colaterais em homens

Verdade. A forte presença de estrogênio pode causar efeitos colaterais em alguns homens se a PTS for consumida em altas doses. Mais uma vez, a recomendação é a moderação. O consumo deve ser realizado de acordo com as doses diárias recomendadas pelo fabricante ou pelo nutricionista.

5. Quem faz musculação não deve consumir Proteína Texturizada de Soja

Mito. É justamente o oposto. A PTS tem baixo teor de gorduras e de carboidratos, por isso é altamente recomendada para quem pratica musculação ou qualquer outro esporte, seja como atleta profissional ou como amador.

Além disso, ela é antioxidante, o que ajuda na recuperação muscular. A PTS também possui isoflavonas, que controlam a glicemia, reduzem os níveis de colesterol total e ativam os receptores de colecistoquinina, hormônio responsável pelo aumento da saciedade.

6. PTS engorda

Depende. A Proteína Texturizada de Soja deve fazer parte de uma alimentação balanceada, que contemple todos os grupos alimentares. Se for consumida sem uma dieta adequada e em grandes quantidades, a PTS pode engordar.

7. A Proteína Texturizada de Soja não deve substituir a carne

Mito. A PTS é bastante versátil e é produzida a partir da farinha de soja desengordurada. Através de um processo chamado de extrusão em altas temperaturas e depois de devidamente hidratada, ela passa a se assemelhar à carne de boi, de porco, de aves ou a frutos do mar.

E-book - Como nasceu a Indústria de Alimentos

Sua versão granulada pode ser utilizada para a fabricação de hambúrgueres, recheios, almôndegas, farofas, saladas e qualquer outra iguaria gourmet.

Mas lembre-se: a PTS deve fazer parte de uma alimentação balanceada, que contemple todos os grupos alimentares.

8. A PTS ajuda a reduzir o colesterol ruim

Verdade. Depois de digeridos ou fermentados, os peptídeos bioativos atuam como antioxidantes. Assim, eles combatem a oxidação de lipídios, como o colesterol LDL, principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.

Contudo, essa ação também é otimizada pela redução da concentração de triglicerídeos no sangue e da lipogênese no fígado.

E então, o que achou sobre os mitos e verdades da proteína de soja? Quer saber mais? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe sua sugestão aqui nos comentários!