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Que tal implantar um programa de ruptura zero no seu PDV? Veja como acabar com o problema sem precisar mexer no orçamento!

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O assunto é delicado em todos os sentidos: as rupturas no PDV muitas vezes são a causa de noites insones para muitos comerciantes. Afinal, como um efeito cascata, elas podem causar diversos efeitos colaterais das mais variadas proporções, desde a perda de clientes à falta de credibilidade da marca no mercado.

No entanto, se você não sabe como diminuir rupturas no PDV, não se desespere. Você vai ver, agora, algumas dicas de como driblar o problema sem prejuízo para o orçamento. Sim, acredite: isso é possível.

Identifique a causa das rupturas no PDV

Melhorar o PDV é o começo de tudo. O primeiro passo é identificar as próprias rupturas e suas causas. Muitas vezes as rupturas só são descobertas quando o estrago já está grande.

Por exemplo, você sabe que um cliente troca um produto por outro com menos margem? Para evitar que isso aconteça, algumas medidas podem ser tomadas em seu ponto de vendas.

Mantenha sua equipe antenada

A primeira dessas medidas é o próprio treinamento da equipe. Ela deve estar alinhada com as necessidades dos clientes, por isso é essencial perguntar se eles encontraram o que queriam.

Caso a resposta seja negativa, é fundamental conferir junto com o cliente se o produto realmente não se encontra na gôndola ou dar uma olhada no estoque. Tudo deve ser anotado para ser verificado posteriormente.

Outra ideia é consultar o próprio consumidor sobre as mercadorias que não foram encontradas. Essas informações devem ser checadas com frequência para manter um balanço atualizado.

Faça monitorias visuais nas gôndolas

Além das perguntas diretas ao consumidor, o monitoramento regular das gôndolas é essencial para a redução de rupturas no PDV. Hoje, com a automação das informações, esse controle é muito fácil e praticamente sem custos.

Integre dados com seus parceiros de negócios

Algumas ferramentas de gestão integrada possibilitam o cruzamento de dados da frente do caixa, da retaguarda e das compras para adequar a quantidade ideal de compras.

No entanto, além de integrados, é preciso que esses dados estejam sincronizados. Com fornecedor e comprador compartilhando dados atualizados, é possível estabelecer um padrão global capaz de reduzir diversos problemas.

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Dessa forma, o compartilhamento e a sincronização de dados entre os parceiros de negócio podem evitar falta e excesso de estoque, duas coisas que também podem ser prejudiciais à saúde orçamentária da empresa.

Investigue a origem da ruptura

Identificadas as rupturas e com todos esses outros dados em mãos, é hora de investigar a origem. Elas podem acontecer por diversos motivos:

#Problemas operacionais no PDV

Pode acontecer de determinado produto passar a ter uma procura maior e a empresa não identificar esse aumento da demanda. Outra causa é o mal dimensionamento da clientela.

De acordo com o Popai Brasil, 60% das rupturas ocorrem por operação deficiente do PDV relacionada à quantidade insuficiente de pedidos, a processo de reposição ineficiente, a conflitos de estoque entre o sistema físico e o sistema operacional e a pedidos não efetuados.

É preciso investir na revisãodos processos, da gestão do estoque e do treinamento da equipe.

#Cadastro de produtos ineficiente

O Popai Brasil também identificou que outros 36% das rupturas acontecem por conta de sortimento inadequado, ou de produtos inativos que são mantidos nas gôndolas. Aqui, a dica é fazer uma revisão dos processos de sortimento e criar uma interação maior com o consumidor.

#Falha no modelo de abastecimento

Os números do Popai Brasil mostram ainda que 36% das rupturas ocorrem por conta de não observância de sugestões, problemas com o fornecedor, parâmetros inadequados e pedidos automáticos não realizados. Processos automatizados, melhores escolhas de fornecedores, assim como um melhor relacionamento com eles, são a solução.

Bons fornecedores, o segredo da ruptura zero

A escolha de bons fornecedores, portanto, é essencial para ruptura zero no PDV, eliminando prejuízos de todas as formas.

A CriAlimentos, por exemplo, é altamente compromissada com seus representantes em todos os pontos de venda. A total integração de informações e o ótimo relacionamento com esses profissionais fazem com que eles estejam ativos em todos os pontos de venda espalhados pelo país.

Afinal, atuar de forma íntegra, transparente e responsável, garantindo o cumprimento dos marcos regulatórios e dos contratos assumidos, é o compromisso ético assumido publicamente pela CriAlimentos junto a seus representantes e aos parceiros de negócios em geral.

E então, quer saber mais sobre a sustentabilidade do PDV e ruptura zero? Entre em contato com um de nossos atendentes!