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Já percebeu como a falta de logística pode estar atrapalhando seu relacionamento com o cliente? Veja como identificar se o problema é seu ou do seu fornecedor!

aerial photography of interlocking freeways with travelling cars

Alguma coisa não vai bem no seu negócio, mas você não sabe onde está falhando? Passa e repassa etapas e não consegue visualizar o erro? Bem, isso pode ser uma questão de logística. Não necessariamente sua, mas do seu fornecedor.

A verdade é que chega a ser um erro comum focar o planejamento no processo produtivo e relegar a logística para o segundo plano. Se o fornecedor não tiver um bom planejamento logístico, o impacto no seu trabalho pode ser desastroso.

Isso porque erros logísticos, ainda que pequenos, podem passar despercebidos a princípio, mas a curto, médio e longo prazo desgastam a sua imagem.

Nesse caso, vale a pena prestar atenção na logística da sua empresa e avaliar se a do fornecedor não está influenciando o seu próprio processo logístico.

Sendo assim, veja por que o cuidado com a logística deve pautar todas as etapas do processo — da produção à entrega — para encantar o seu cliente.

Logística: uma questão de alinhamento
Você sabe que o resultado final de um produto, na verdade, depende de toda uma cadeia de suprimentos. Ela começa na obtenção da matéria-prima dos produtos que você utiliza e só termina no cliente final.

Justamente por ser uma cadeia, quando alguma parte deixa de ser eficiente, todo o restante desanda. E os problemas se multiplicam, num efeito dominó.

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Como a logística é uma das etapas mais próximas do cliente final, é óbvio que ele é um dos grandes impactados. Por isso, quando o planejamento logístico não é bem feito, é sua imagem como representante que sai prejudicada.

Os problemas mais comuns da logística mal planejada

Um planejamento logístico eficiente promove um perfeito alinhamento de todos os processos, principalmente entre os fornecedores e a empresa. Mas impacta também vários outros fatores, como a gestão do estoque e o valor final apresentado ao consumidor.

Para se ter uma ideia, a qualidade e a densidade das infraestruturas rodoviária, ferroviária e portuária impactam em 1,5% o preço dos produtos no país.

Por isso, um bom planejamento logístico visa também a reduzir o gasto com frota, o que permite que esses valores sejam estrategicamente redirecionados.

Veja quais são os problemas mais comuns de uma logística mal planejada ou mal dimensionada:

#Atrasos na entrega
Esse é o tipo de problema que prejudica representantes e clientes. Quando o fornecedor atrasa a entrega para o representante, o nome da empresa sai arranhado, mas é o representante quem tem que negociar com o cliente.

O representante, por sua vez, muitas vezes fica sem material em estoque para a produção do cardápio ou deixa de fornecer um produto que tem muita saída —prejudicando sua imagem junto aos consumidores.

As já comuns reclamações nas redes sociais e nos órgãos de proteção ao consumidor arranham e podem até destruir a imagem da marca no mercado.

Os atrasos na entrega podem acontecer por conta de vários fatores:

  • alocação indevida ou mal sinalizada do produto no estoque;
  • rotas mal planejadas ;
  • problemas mecânicos nos veículos.

#Armazenamento inadequado
Itens mal armazenados no centro de distribuição do fornecedor também são uma questão de logística. Quando os problemas conseguem ser identificados antes que cheguem a você, pode ser que mesmo assim haja atrasos na entrega pelo tempo que levaram para serem solucionados.

O representante deve redobrar a atenção para evitar a entrega de peças danificadas por conta do armazenamento inadequado. Persistindo o problema, o fornecedor deve ser substituído.

A ocorrência de qualquer uma das situações abaixo é uma indicação de armazenamento inadequado:

  • modal inadequado ao transporte do alimento — falta de refrigeração, itens mal fixados etc.;
  • produtos estragados ainda dentro do prazo de validade;
  • excesso de manipulação até chegar ao seu cliente;
  • entrega de embalagens danificadas.

#Entrega de pedidos errados
Pare e pense: quantas vezes você fez um pedido e chegou outro? Como você fez para se desculpar com o seu cliente e qual a compensação pelo atraso causado pela realização da substituição do pedido errado pelo certo? Houve algum tipo de prejuízo? Para quem?

Apesar de comuns, erros na separação dos produtos (picking) não podem acontecer. Além de atrapalharem o seu relacionamento com o seu cliente, que começa a perder a confiança, eles geram atrasos desnecessários para todas as partes.

#Produtos com data de validade vencida
Fornecedores com problemas de logística costumam amargar grandes perdas, principalmente com o vencimento do prazo de validade. Isso ocorre porque o produto pode até sair do centro de distribuição na data certa, mas dependendo da distância percorrida ou dos modais utilizados, chega às mãos do representante já com o prazo vencido ou muito próximo do vencimento.

#Cuidado ao escolher seu fornecedor
Por todas essas razões, o representante deve ter muito cuidado ao escolher seus fornecedores. No entanto, é preciso que ele avalie também o seu próprio processo logístico para evitar falhas próprias com os clientes.

Assim, um bom planejamento logístico minimiza riscos em todas as etapas do processo.

Quer saber mais sobre como a logística impacta o seu negócio? Continue acompanhando nossos posts e melhore cada vez mais a sua relação com os seus clientes!