Um blog com criatividade!

Escolher o fornecedor de alimentos certo nem sempre é fácil. Mas com essas 4 dicas você vai ser capaz de fazer uma ótima parceria para o seu negócio!

Você pode ter as melhores receitas do mundo, uma equipe “mágica” na cozinha e clientes super fidelizados — se o seu fornecedor de alimentos não estiver afinado com as necessidades do seu negócio, nuvens negras podem aparecer no céu de brigadeiro.

E todo bom empreendedor sabe disso, por isso é tão importante escolher com muita calma e atenção com quem fazer suas compras. Afinal, quanto melhor a parceria, mais fácil superar as expectativas dos clientes.

Veja agora 4 dicas valiosas para escolher o melhor fornecedor de alimentos e consolidar sua marca no mercado!

1. O fornecedor de alimentos deve suprir suas necessidades
Antes de qualquer outra coisa, mapeie suas necessidades. Do que, exatamente, seu negócio precisa? Quais os períodos de entrega? Com que frequência é necessário repor os estoques? Quais os prazos de pagamento?

Imagine seu dia a dia. É verdade que hoje há várias formas de atendimento online. Mas o fornecedor tem flexibilidade para atender fora do horário comercial ou fazer um suprimento de emergência? Ele atende ao seu padrão de qualidade?

Pense também no futuro do seu empreendimento. Onde espera estar daqui a 3 ou 5 anos? Você sabe que o troca-troca de fornecedor de alimentos não é a melhor coisa, então será que ele terá condições de acompanhar seu crescimento?

2. Analise o comportamento do fornecedor com outros clientes
Claro que o que é bom para o vizinho nem sempre é bom para você. Mas conhecer o comportamento do fornecedor de alimentos com outros clientes pode ser uma boa forma de chegar a alguns critérios.

Procure saber, por exemplo, se ele costuma cumprir prazos. Está apto a responder a todas as suas dúvidas sobre qualquer produto que representa? Busca constantemente oferecer novidades e está sempre em busca das melhores soluções em caso de eventualidades?

Pela internet, é possível ter uma boa noção da reputação da empresa e de como ela se comporta com outros clientes. Mas procure também conversar pessoalmente com alguns deles para ter referências mais pessoais.

3. Verifique a situação legal da empresa
Para que o contrato seja feito da forma correta, evitando riscos posteriores, verifique a situação legal do fornecedor de alimentos. Para isso, você deve conferir o alvará sanitário, a licença ambiental e o alvará de funcionamento.
Dessa forma, você estará seguro de que poderá recorrer judicialmente caso haja algum problema no futuro.

Busque empresas já consolidadas, com mais de uma década de atuação no mercado. Lembre que seu fornecedor de alimentos deve funcionar como um parceiro.

4. Condições ambientais do fornecedor de alimentos
A preocupação com a saúde e a higiene deve nortear qualquer ação na área alimentícia. Por isso, essas questões são de supra importância também na hora da escolha do fornecedor.

Para isso, verifique a condição dos alimentos durante a entrega. Os produtos estão dentro do padrão de refrigeração indicado pelo fabricante? Teste com um termômetro. Além disso, alimentos não devem ser transportados em contato direto com o piso. Verifique os carros de entrega e as embalagens em busca de pragas.

E-book - como aumentar a carteira de fornecedores

Não deixe de averiguar a data de fabricação e validade dos produtos. Não aceite os que estiverem muito próximos do vencimento — você pode não conseguir usá-los a tempo e acabar perdendo o investimento. Não esqueça que o nome do seu negócio também está em jogo.

Por outro lado, más condições de armazenamento podem influenciar no estado do alimento. Verifique se a cor, textura, odor e até o sabor (se possível) estão de acordo com as especificações. E nunca receba produtos com a embalagem violada.

Com essas dicas em mente, você estará apto a encontrar o melhor fornecedor de alimentos para o seu negócio e a fechar uma lucrativa e duradoura parceria!

E você, quais critérios usa para escolher seu fornecedor de alimentos? Já teve algum tipo de problema? Compartilhe conosco a sua experiência!